sábado, 14 de julho de 2012

As mesas girantes

Com o passar do tempo, os fenômenos que se iniciaram em Hydesville tomaram outro aspecto.
As pancadas, que se davam nas paredes e nos assoalhos da casa, passaram a ser feitas pelas mesas, quando essas se levantavam e batiam contra o piso.
Assim, a notícia dos fenômenos misteriosos que se produziam na América do Norte suscitou viva curiosidade na Europa (principalmente na França) e em pouco tempo se transformou no passatempo predileto da segunda metade do século XIX.

Popularmente conhecido como Mesas Girantes (ou, no original em francês, Tables Parlantes), tratava-se de uma mesa redonda com uma base de três pernas, ao lado da qual sentavam-se pessoas, colocando as mãos sobre a superfície da mesa, a qual se movimentava, girava ou se mantinha sobre duas pernas para responder as perguntas. Por intermédio de um código alfabético semelhante ao usado pelas irmãs Fox, era possível conversar com o "invisível".

Vários jornais da época retratam os acontecimentos, sendo o que as imagens abaixo procuram mostrar:





Várias teorias surgiram para explicar o fenômeno, mas todas caíram em descrença por não explicarem a totalidade das manifestações - até o dia em que o próprio ser misterioso disse ser um Espírito (ponto de partida para o desenvolvimento da Doutrina Espírita).

Para encerrarmos, repetimos o vídeo postado quando falamos dos Fenômenos de Hydesville por tratar, também, das Mesas Girantes:


Por ora ficamos por aqui.
Nosso abraço fraterno a todos. Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário