quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Atributos da Divindade

Continuando nossas postagens acerca do Capítulo 3 da apostila Doutrina Espírita para Principiantes, hoje trataremos dos Atributos de DEUS. Evidentemente que não traremos, aqui, TODOS os atributos do Criador - até porque ainda somos muito carentes perceptivamente, mas apresentaremos aqueles que não podem faltar à absoluta perfeição.


DEUS É ETERNO
Se tivesse tido princípio, teria sido criado por algo anterior a ele. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.

É IMUTÁVEL
Se tivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo não teriam qualquer estabilidade.

É IMATERIAL
Sua natureza difere de tudo o que consideramos como 'matéria'. De outro modo, ele não seria imutável, visto que estaria sujeito às transformações da matéria.

É ÚNICO
Se muitos deuses houvesse, não haveria unidade de direção no Universo.

É ONIPOTENTE
Ele o é porque é único. Se não dispusesse de soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto Ele.

É ONIPRESENTE
Está presente em todos os lugares do Universo infinito. Quanto mais forte a luz, mais ela irradia a sua claridade. Logo, não existe lugar sagrado - ou melhor, TODOS os lugares são sagrados, ao passo que contam com a presença do Criador.

É SOBERANAMENTE BOM E JUSTO
A sabedoria providencial das leis divinas e a bondade e misericórdia de Deus se revelam desde as mais pequeninas coisas até as maiores. Os desígnios de Deus são insondáveis, mas soberanamente justos.

Por ora é só.
No próximo post, trataremos dos elementos gerais do Universo.

O abraço fraterno de sempre.
E até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário