segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que é Deus?

Allan Kardec, na primeira pergunta de O Livro dos Espíritos, pergunta à Espiritualidade Superior:

O que é Deus?
- Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas.


Ele continua, na pergunta de nº 3: Poder-se-ia dizer que Deus é o infinito?
- Definição incompleta. Pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima da linguagem dos homens.

Neste caso, o próprio Codificador do Espiritismo comenta: Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma abstração. Dizer que Deus é o infinito é tomar o atributo de uma coisa pela coisa mesma, é definir uma coisa que não está conhecida por uma outra que também não está.

No atual estágio evolutivo em que nos encontramos, temos a necessidade urgente de definir algumas coisas em palavras para que possamos entendê-las. DEUS é uma (e a maior) delas.
Temos, hoje, uma vaga noção de seus atributos (assunto que será tratado nos próximos posts), mas ainda assim é uma noção extremamente aquém da realidade, visto que DEUS possui todas as perfeições em grau supremo.
Cabe a reflexão: seríamos capazes de, em nossa imperfeição, definir o que é ABSOLUTO?
Qual idioma usaríamos? Quais palavras?
Teríamos a ideia total de todas as características do Criador?
Complicado, né??

De qualquer forma, precisamos ter em mente que o próprio Jesus não se sentou em praça pública para explicar a natureza de DEUS. Ele se limitou a chamá-Lo de ABA: "Nosso Pai", indicando, segundo Emmanuel, os deveres de amor e reverência com que nos cabe contribuir na extensão e no aperfeiçoamento da Obra Divina.

Terminamos o post de hoje deixando uma passagem bastante interessante sobre o assunto que podemos encontrar no livro Depois da Morte, de Léon DenisDefinir é limitar. Em face deste grande problema, a fraqueza humana aparece.
Deus impõe-se ao nosso Espírito, porém escapa de toda a nossa capacidade de análise.
Querer definir Deus seria circunscrevê-lo e quase negá-lo.
Para resumir, tanto quanto podemos, tudo o que pensamos referente a Deus, diremos que Ele é a Vida, a Razão, a Consciência em sua plenitude. É a causa eternamente operante de tudo o que existe.
É a comunhão universal.

O nosso abraço fraterno de sempre.
Fiquem com Deus.

E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário