sábado, 6 de outubro de 2012

A Revelação Espírita

Como prometido em nosso último post, hoje abordaremos o tema A Revelação Espírita.

A 1ª vez que Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, fala em Revelação é no capítulo 1, item 6, de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Ele comenta: A lei do Antigo Testamento teve em Moisés a sua personificação; a do Novo Testamento tem-na no Cristo. O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem sua personificação em nenhuma individualidade porque é fruto do ensino dado, não por um homem, mas pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários.

Do comentário do Codificador, podemos concluir:


1ª Revelação: Moisés

Muitos podem perguntar: "mas Moisés não foi quem estipulou a Lei de Talião: Olho por olho, dente por dente? Como isso pode representar a Revelação da Lei de Deus?"
Não podemos nos esquecer que, à época de Moisés, era comum uma pessoa se sentir no direito de, por ter uma de suas ovelhas roubadas, exterminar toda a família do ladrão e roubar todo o seu rebanho. Por ter um ente ferido, assassinar todos os descendentes do causador do dano. E tudo isso, segundo a concepção da época, agindo em nome da 'justiça'.
Moisés, portanto, vendo que a ação da 'justiça' era desproporcional ao dano, faz uma concessão: que a dita 'justiça' seja proporcional ao agravo! Olho por olho, dente por dente!

Contudo, precisamos nos lembrar que a Lei de Amor está na Revelação Mosaica:
Deuteronômio, 6:5 => Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Levítico, 19:18 => Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo.

E, lembrando-nos do Evangelho de Lucas: E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E ele lhe disse: Que está escrito na Lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. (Lucas 10: 25-28)

O doutor da lei não resume todo o Velho Testamento com "Olho por olho, dente por dente". Ele resume com Amar a Deus e Amar ao próximo.
E Jesus conclui: "Respondeste bem!!"


2ª Revelação: O Cristo

A 2ª Revelação da Lei de Deus é trazida não por um homem (como aconteceu com Moisés), mas pelo Cristo em pessoa.
Jesus, o governador espiritual do orbe, vem com a missão não de divulgar, mas com a missão de exemplificar o Amor!

Encontramos no Evangelho de Mateus: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mateus 5:17)
Kardec comenta: Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus; veio cumpri-la, isto é, desenvolvê-la, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptá-la ao grau de adiantamento dos homens. Por isso é que se nos depara, nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo, base da sua doutrina.

Até agora, pudemos ver que, com Moisés, o Reino de Deus foi, digamos, teorizado.
Com Cristo ele foi exemplificado.
Contudo, muitas coisas não puderam vir à tona na época em função da imaturidade espiritual da humanidade. Explicamos: ninguém duvida da utilidade de um bisturi. Mas ninguém em sã consciência entrega um bisturi a uma criança de 2 anos de idade.

Faltava, então, explicar os ensinamentos de Jesus...


3ª Revelação: O Espiritismo

E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. (Lucas 8: 16 e 17)

Nos últimos tempos, disse o Senhor, derramarei o meu espírito sobre toda a carne, os vossos filhos e filhas profetizarão, os mancebos terão visões e os velhos, sonhos. (Atos 2:17)
(uma referência à mediunidade??)

Retomando o que citamos de Kardec no início deste post: O Espiritismo é a terceira revelação da lei de Deus, mas não tem sua personificação em nenhuma individualidade porque é fruto do ensino dado, não por um homem, mas pelos Espíritos, que são as vozes do Céu, em todos os pontos da Terra, com o concurso de uma multidão inumerável de intermediários. Ele nada ensina em contrário ao que ensinou o Cristo; mas, desenvolve, completa e explica, em termos claros e para toda gente, o que foi dito apenas sob forma alegórica.

O Espiritismo é, portanto, a 3ª Revelação!!

E aqui terminamos o nosso (longo) post de hoje - o que não significa que o assunto foi esgotado!
Em nosso próximo encontro trataremos de um tema igualmente importante: O Consolador Prometido por Jesus.

Nosso abraço de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Um comentário: