quinta-feira, 20 de setembro de 2012

De quê trata o Espiritismo?

Dando continuidade às abordagens do Capítulo 2 da apostila Doutrina Espírita para Principiantes, falaremos hoje sobre os pontos basilares da Doutrina que nos é ensinada, diariamente, pelos Espíritos.


O Espiritismo responde as questões fundamentais de nossa vida: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? O que acontece depois da morte? Por que há tanta desgraça no mundo? Por que uns sofrem mais do que outros? Por que alguns nascem ricos e outros nascem pobres? Por que uns nascem perfeitos e outros com deficiência físicas e/ou mentais? Por que os maus sofrem menos do que os que são bons?

A princípio, cabe a pergunta: O que é o Espiritismo?

Segundo seu próprio Codificador, "o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relação com o mundo corporal.
Ele é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, o Espiritismo consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que resultam dessas mesmas relações.
Ainda no campo filosófico, ele pode ser considerado como uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai às bases de toda religião: Deus, a alma e a vida futura. Entretanto, não pode ser considerado como uma religião formalmente constituída, visto que não tem culto, nem rituais, nem sacerdotes, nem templos, se prendendo, essencialmente, às ideias religiosas: desenvolvendo-as naqueles que não as possuem e fortificando-as naqueles que já possuem um traço de sua base moral".

Dessa definição dada por Allan Kardec, temos que o Espiritismo possui um tríplice aspecto:

1º) o Espiritismo é CIÊNCIA quando observa os fenômenos produzidos pelos Espíritos e estuda as leis que regem esses fenômenos;
2º) o Espiritismo é FILOSOFIA quando reflete sobre as consequências morais inerentes a essas mesmas leis; e
3º o Espiritismo é RELIGIÃO quando promove a restauração do Evangelho, acabando com o arcabouço de dogmas que o descaracterizaram ao longo da História.


Para os que sentirem vontade de se aprofundarem um pouco mais sobre o tríplice aspecto do Espiritismo, no site da Federação Espírita Brasileira pode ser lido um artigo sobre o tema. Aos interessados, basta clicar AQUI.

Por sua vez, Martins Peralva, autor e estudioso Espírita, definiu assim o Espiritismo na obra Estudando a Mediunidade: "Espiritismo é um corpo de Doutrina, de elevado teor espiritual, consubstanciando normas e diretivas superiores que visam, primordialmente, à elevação moral do ser humano".

E para não alongarmos demais o post de hoje, encerraremos por aqui, prometendo trazer, em seguida, os princípios fundamentais da Doutrina.

Nosso abraço de sempre. Fiquem com Deus.
E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário