quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Os continuadores (2)

No Brasil, é somente em 1865 que começam a surgir os primeiros Centros Espíritas.

Em julho de 1869, na cidade de Salvador / BA, é publicado o primeiro jornal espírita no país, o Ecos de Além Túmulo. A repercussão do jornal foi tamanha que referências às suas 56 páginas chegaram a ser mencionadas na Revista Espírita francesa daquele ano.
Diante dos ataques feitos pelo arcebispo da Bahia à época da publicação, Luís Olímpio Teles de Menezes, seu editor, escreveu:

"O Espiritismo tem de passar por provas rudes, e nelas Deus reconhecerá sua coragem, sua firmeza e sua perseverança. Os que se ausentam por um simples temor, ou por uma decepção, assemelham-se a soldados que somente são corajosos em tempos de paz mas que, ao primeiro tiro, abandonam as armas".
Nada mais atual!

É no final do século XIX que surge, também, a figura de Adolfo Bezerra de Menezes.


Conhecido como "o médico dos pobres", o Dr. Bezerra foi um dos grandes abolicionistas que defendiam não apenas a abolição da escravatura, mas também a inserção dos ex-escravos à sociedade por meio da educação. Neste sentido, publicou "A escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação", que foi divulgado gratuitamente para a população. Dr. Bezerra ocupou a presidência da Federação Espírita Brasileira nos anos de 1889 e de 1895 a1900. Trabalhou pela unificação do Movimento Espírita no Brasil e é considerado o "Kardec Brasileiro", tamanho o incentivo dado ao movimento.

Posteriormente, vários médiuns contribuíram para a divulgação do Movimento Espírita no Brasil, dentre eles Francisco Peixoto Lins, Eurípedes Barsanulfo, Yvonne do Amaral Pereira, Divaldo Pereira Franco e Francisco Candido Xavier (o "Chico Xavier"), considerado o maior médium psicógrafo de todos os tempos.

Abaixo, alguns vídeos que ajudam a esclarecer um pouco mais sobre a vida de alguns desses missionários:








Por ora ficamos por aqui.
O nosso abraço fraterno a todos. Fiquem com Deus!

E até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário