quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mensagem Espiritual

Meus amigos, na conclusão do Capítulo 1 - A Doutrina Espírita da apostila Doutrina Espírita para Principiantes, o organizador nos traz uma mensagem assinada pelo Espírito de Verdade.
É uma mensagem transmitida por via mediúnica que resume o verdadeiro caráter do Espiritismo. Ela está presente na obra codificada por Allan Kardec, no prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo.

MENSAGEM ESPIRITUAL


Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos.
Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo.
Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus.

O ESPÍRITO DE VERDADE


Essa mensagem traz várias referências a textos tanto do Velho quanto do Novo Testamento - referências que foram abordadas em nosso curso na Fraternidade Espírita Joanna de Ângelis e, mesmo com a limitação que nos é característica, traremos algumas considerações acerca delas aqui para o Blog.

"qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando"
Em Isaías, 40:26, Deus é chamado de "o Senhor dos Exércitos", e essa denominação está presente em toda a cultura hebraica, o que acabou fazendo com que os adeptos do judaísmo esperassem um Messias Guerreiro - motivo pelo qual eles vêem em Jesus um profeta inferior a Moisés.

"semelhantes a estrelas cadentes"
Na linguagem simbólica que norteia todo o Velho Testamento, Deus compara a descendência de Abraão a estrelas no céu (Gênesis, 15:5). Contudo, a referência aqui é a da descendência ESPIRITUAL: todo aquele que, a partir daí, passa a crer num Deus único, passa a ser considerado como uma estrela no céu. Sendo assim, as "estrelas cadentes" da mensagem seriam os Espíritos que voltam à Terra para trazer a mensagem do Cristo.

"As grandes vozes do Céu"
Fazemos aqui uma referência ao livro Ato dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, em que os apóstolos começam a falar na língua de cada um dos povos que estavam presentes em Jerusalém (vide Atos, 2: 1-11). Nada melhor para representar a mediunidade presente no Novo Testamento.

"e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus"
A mensagem faz referência à passagem contida no evangelho de Mateus (Mateus, 7:21), na qual Jesus diz que apenas aquele que fizer a vontade de Deus é que entrará no reino dos céua, e não aquele que ficar simplesmente louvando, sem colocar em prática, em prol do semelhante, todos os ensinamentos trazidos pelo Cristo.

E, para encerrarmos as abordagens referentes ao Capítulo 1 - A Doutrina Espírita da apostila, trazemos dois vídeos que resumem muito bem todos os assuntos que abordamos até agora:




Por ora ficamos por aqui.
O nosso fraterno abraço a todos.

Fiquem com Deus e até a próxima!!
Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário